sexta-feira, 21 de março de 2014

EAC - Espaços Aéreos Condicionados

Seguidamente vem atona o assunto Espaço Aéreo, mas infelizmente o voo livre brasileiro é pouco instruído para as "regras do ar"' e o mesmo acaba morrendo rapidinho e cai no esquecimento. Quando um novo "quase incicente" acontece o assunto é retomado.

Alguns até dizem: "Para que regra do ar; O voo é livre!". Quanta ignorância... É livre sim, da propulsão. Outros até se orgulham e dizer: "Passou um avião da Gol na minha rota!". Será que não deveria ser ao inverso esta frase, ele não passou na rota do avião da Gol???

A intenção desta postagem é de mostrar os riscos dos absurdos que estamos cometendo, colocando em risco vidas, para poder dizer nas Listas de Discussão  e FaceBook que batemos recordes de distância livre. Não estou falando de nossas vidas, até porque é um esporte de risco, mas de muitos inocentes embarcados dentro de aeronaves.

Antes de trazer aqui um pouco de legislação, regras, silgas e letras, através das figuras abaixo apresento o panorama do voo de Croos Country nacional. São figuras com altitude de corte 2000m MSL (metros com relação ao nível médio do mar), ou seja mostra todos os espaços aéreos condicionados abaixo. É possível observar rotas invadindo Terminais (TMA) e Zonas de Controle (CTR) dos principais aeroportos do país.

Espero que todos tirem boas conclusões e se conscientizem...






2 comentários:

  1. eu pessoalmente tenho varios voos que queimaram... não por vontade mas por falta de informação...
    é um tema recorrente e na ultima clinica da APB foi objeto de um estudo de caso com uma bela atividade...

    ResponderExcluir
  2. Yô, a idéia é essa mesma informar o que são estes espaços, para que servem e como respeitá-los. Acompanha ai que aos poucos vamos criando esta cultura e difundindo a idéia. Abç Gvacilotto

    ResponderExcluir