segunda-feira, 24 de março de 2014

FINDE PASSADO 1 - 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente 2013 - Rolante-RS

Relatos das atividades o último final de semana de voo estarão postasdas com o marcador FINDE PASSADO.

Final de semana passado (22 e 23), participei da 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho em Rolante. Previsão complicada, mesmo assim muitos pilotos compareceram com muitos momentos de diversão e integração.


1°dia: chuva, frio e forte umidade impediram até o meio da tarde qualquer atividade de voo. Subimos igual a rampa para conhecer as melhorias de infraestrutura desenvolvidas pela Prefeitura em parceria como Ministério do Turismo. 
A rampa já era bonita por natureza com os implementos feitos (banheiros, churrasqueiras, mesas, bar, deck e iluminação), podemos dizer que está entre as melhores do Sul do Brasil. Parabéns a administração local pelo feito, espero que os vândalos não acabem com tudo aquilo rápido.
Vento de frente para rampa e um pouco de sol no final da tarde permitiram belos voos no lift.

Montagem da prova (Foto: Antonio Valiente).
2°dia: subimos cedo, dia lindo, ensolarado e cheio de formações porém vento de cauda fraco o tempo todo. Com a prova estabelecida e equipamentos checados a janela se manteve fechada até por volt de 14:30, quando alguns pilotos já começavam a guardar equipamentos e ir embora.
Com o sol na face da rampa, começaram a haver algumas janelas curtas de decolagem e quando um piloto de asa decolou o panorama mudou... janela de prova aberta (com restrições), rechecagem rápida (um perigo). 


Aconteciam janelas de 5 minutos favoráveis a decolagens e diversas tentativa falhas de decolagem... inclusive uma com o que este breve relato escreve (farei um post sobre isso).
Para os que decolaram uma festa, térmicas fracas mas com grandes diâmetros, de certo modo fácil de voar. Alguns pilotos que forçaram um pouco acabaram pousando cedo e dentro do vale com rajadas de vento fizeram pousos forçados. Tudo OK com eles.
Da minha parte... deu para garantir a segunda colocação na categoria Sport Light que compreende velas com homologação EN-B ou inferior.

Bora pro Sul Brasileiro em Tangará no próximo finde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário