domingo, 20 de abril de 2014

Dicas LK8000 #3 - Campos de Dados do LK8000

A maioria dos usuários do LK8000 desconhece o funcionamento e possibilidades das configurações das barras inferiores. Uma porção muito menor, desconhece que parte destas barras permite a personalização dos campos de dados por elas apresentados.

A dica de hoje é conhecer as barras personalizáveis e os diversos campos que podemos utilizar.

Das 10 barras de informações existentes no LK8000 4 delas são configuráveis, são elas:

- PLA7, que traz informações para transição entre térmicas.
- TRM0, que traz informações sobre as térmicas.
- FIN8, que apresenta informações para o planeio final.
- AUX9, que é uma barra auxiliar.

Os campos destas barras podem ser alterados em MenuPrincipal>Config1/3>Config2/3>LK8000Setup> SetupSistema após, clique em avançar até chegar nas janelas:

14 - Barra Inferior Planeio
15 - Barra Inferior Termal
16 - Barra Inferior Final
17 - Barra Inferior Auxiliar

   A escolha dos campos segue a extensa tabela abaixo e fica a critério de cada piloto. Essa, está organizada em ordem alfabética e agrupada por conjuntos de informações (Próximo = informações relacionadas ao próximo ponto, Prova = informações da prova, Altitude = informações de altitudes).

Obs.:  A quantidade de campos na barra inferior é função da resolução da tela do seu navegador. Na maioria dos navegadores com a tela na horizontal aparecem 5 campos e na vertical 6.

Nome do CampoAbrev.Descrição
AA Delta TempoAAdTDiferença entre tempo estimado e tempo mínimo de prova AAT. Aparece em vermelho se negativo (estimada chegada antecipada), ou azul se dentro do setor e pode virá-lo agora com tempo estimado para chegada maior do que o mínimo AAT mais 5 minutos.
AA Distância MaxAADmaxDistância máxima ainda restante para uma prova de áreas.
AA Distância MinAADminDistância mínima ainda restante para uma prova de áreas.
AA Distancia TgAADtgtDistância para virar os pontos restantes em uma prova AAT.
AA TempoAATempTempo restante de uma prova de área. Torna-se vermelho quando o tempo máximo expirou.
AA Velocidade MaxAAVmaxMáxima velocidade média alcançável em uma prova de áreas se voando distância máxima ainda possível no tempo mínimo da prova.
AA Velocidade MinAAVminVelocidade média alcançável em uma prova de áreas se voando distância mínima ainda possível no tempo mínimo da prova.
AA Velocidade TgAAVtgtVelocidade média alcançável virando os pontos restantes no tempo mínimo de uma prova AAT.
Alter.1 - Alt.ChegadaAtn1AltDiferença da altitude de chegada sobre a alternativa.
Alter.1 - DireçãoAtn1.DRumo para a Alterativa.
Alter.1 - DistânciaAtn1.DsDistância para a Alternativa.
Alter.1 - Eficiência RequeridaAtn1.ERazão de planeio necessária para a altura de chegada sobre o ponto de alternativa selecionado. Não ajustado para energia total. Acima de 200 não é mostrado, entre 100 e 200 mostra um número inteiro, entre 1 e 99 um valor decimal é mostrado.
Alter.2 - Alt.ChegadaAtn2AltDiferença da altitude de chegada sobre a alternativa.
Alter.2 - DireçãoAtn2.D
Alter.2 - DistânciaAtn2.Ds
Alter.2 - Eficiência RequeridaAtn2.ERazão de planeio necessária para a altura de chegada sobre o ponto de alternativa selecionado. Não ajustado para energia total.
Acima de 200 não é mostrado, entre 100 e 200 mostra um número inteiro, entre 1 e 99 um valor decimal é mostrado.
Altitude - AGLAltSoloAltitude de navegação menos a altura do terreno obtida do arquivo de terreno.
Altitude - Altern AGLaAGLAltitude sobre o solo alternativa: se a unidade principal selecionada na configuração metros, esta será mostrada em pés, e vice-versa.
Altitude - Altern QNHaAltAltitude QNH alternativa: se a unidade principal selecionada na configuração metros, esta será mostrada em pés, e vice-versa.
Altitude - BAROAltBAREsta é a altitude barométrica obtida de um GPS equipado com sensor de pressão, ou um vario inteligente externo suportado.  Se você ativou a opção 'Usar Altitude Baro' no menu 5 da configuração do sistema, então esta altitude é também mostrada como altitude QNH, e usada internamente para todos os cálculos.
Altitude - GPSAltGPSEsta é a altitude repostada pelo GPS. Dependendo do seu GPS ela pode ser bastante precisa ou algumas vezes muito errada.
Se você estiver usando um navegador veicular, principalmente, a altitude reportada pode estar muito errada durante a subida em térmicas.
Se você não tiver altitude barométrica disponível, ou não a selecionou no menu de configuração 5, então esta altitude GPS será usada internamente para todos os cálculos.
A altitude QNH pode ser tanto GPS quando Barométrica.
Normalmente deve-se usar como caixa de informação principal a altitude QNH, pois ela sempre mostrará o que está sendo usado internamente.
Altitude - Máxima AlcançadaMaxAltMax altitude alcançada durante o voo.
Altitude - Máximo GanhoGanhoMCalculado apartir da menor altitude após a decolagem.
Altitude - QFEQFEQFE Automático. É baseado na altitude GPS ou barométrica, se disponível e selecionada, e é zerada no solo ANTES de cada decolagem.
Após a decolagem, ela não é mais zerada automaticamente mesmo se no solo.
Alterar o QFE não provocará mudanças na altitude QNH. QFE NÃO é usada para cálculos, serve apenas como referência para o piloto.
Altitude - QNHAltAltura acima do nível do mar reportada pelo GPS ou pelo altímetro barométrico (se a altitude pressão estiver disponível e selecionada para uso). É a altitude usada internamente para todos os cálculos. Caixas de informação da altitude GPS e barométrica também estão disponíveis; um destes dois valores é usado par a altitude QNH.
USE ESTA ALTITUDE como referência principal, uma vez que é a usada pelo LK8000.
Bateria - PercentualBateriaEm sistemas PDA e PNA, mostra o percentual de bateria disponível. Se for seguido de um C, significa que a bateria está carregando; se for seguido de um D, significa que a bateria está descarregando.
Batt.Ext.1 TensãoxBat1Tensão do banco 1 de baterias externas, se disponível.
Batt.Ext.2 TensãoxBat2Tensão do banco 2 de baterias externas, se disponível.
Batt.Ext.BancoxBnk#Banco de baterias externas em uso, se disponível.
Correção do RumoDRumoA diferença do rumo do planador para o rumo do próximo ponto, ou para provas AAT, para o rumo do objetivo dentro do setor AAT. A navegação GPS é baseada no rumo de uma rota sobre o solo, e esse rumo pode diferir da proa do plandor quando há vento presente.
Setas apontam a direção para a qual o planador deve mudar o curso para corrigir a diferença do rumo, de forma que o curso resultante do planador aponte na direção do próximo ponto. Este rumo considera a curvatura da Terra.
Eficiência - MédiaE.AvgA razão de planeio necessário para atingir o próximo ponto, dada pela distância para o próximo ponto dividida pela altura necessária para chegar ao ponto NA ALTITUDE DE SEGURANÇA. Acima de 199 e abaixo de 1, nenhum valor é mostrado. Este é um cálculo geométrico puro, igual ao feito por instrumentos Garmin, Naviter e a maioria dos outros.
Eficiência - PlaneioA distância do topo da útlima térmica, dividida pela altitude perdida a partir do topo da última térmica.
Valores negatios indicam planeio em subida (ganho de altura depois de abandonar a última térmica).
Se a velocidade vertical for próxima de zero, '---' será exibido. Atenção: fazer zig-zag ou retornar resultará em valores errados! Nesse caso use o L/D Médio.
Eficiência - Últimos 20 seg.E.20sRazão de planeio instantânea, fornecida pela velocidade no solo dividida pela velocidade vertical (velocidade GPS) nos últimos 20 segundos. Valores negativos indicam planeio em subida. Se a velocidade vertical for próxima de zero, '---' será exibido.
Elevação do TerrenoElevEsta é a elevação do terreno acima do nível médio do mar, obtida do arquivo do terreno na posição GPS atual.
Equipe - AfastamentoAfaEquiA distância para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe.
Equipe - CódigoCodO código de equipe atual para esta aeronave. Use para reportar a outros membros da equipe.
Equipe - Diferença RumoDRumEquO rumo relativo para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe.
Equipe - RumoRumEquiO rumo para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe.
Espaço Aéreo - Distância verticalVSpcArDistância vertical para o espaço aére selecionado. Para selecionar vá a janela 2.4 seleciona e espaço em questão.
Se estiver dentro mostrará a distancia mais próxima para sair porcima ou por baixo o mesmo.
Espaço Aéreo - DistHorizontalDHEspAÉ a distância horizontal a um espaço aéreo selecionado. Para selecionar vá até a pagina 2.4 EAEr e acione detalhes. No caso de estar voando em uma zona autorizada, mostra a distãncia mais próxima para sair desta.
Flap - ConfiguraçãoFlapMostra a configuração otimizada para o flap baseado no arquivo extendido da polar e carga alar. Veja o exemplo do arquivo da polar na pasta _Polars, para entender como criar o arquivo de polar extendido.
G loadGMagnitude de carga G reportada por um vario inteligente externo suportado. Este valor será negativo em picadas.
Hora localHoraHora GPS no fuso horário local.
Hora UTCUTCHora GPS UTC.
L/D varioL/D varRazão de planeio instantânea, dada pela velocidade indicada dividida pela velocidade vertical de energia total, quando conectada a um variômetro inteligente.
Valores negativos indicam planeio em subida. Se a velocidade vertical de energia total for próxima de zero, '---' será exibido.
MacCready - AjusteMcreadyO ajuste MacCready atual. Esta caixa de informação também mostra se o MC é manual ou automático.
MC EquivalenteEqMCEste é o valor McCready real atualmente em uso, baseado na atual velocidade média. Este valor não pode ser modificado, e é calculado com a mesma base de tempo do LD médio.
Se não há sensor de velocidade instalado, a Velocidade Estimada será usada. Consulte o manual para mais informações.
Melhor Alter. - DireçãoMAtnD
Melhor Alter. - DistânciaMAtnDsdistância to the selected alternate
Melhor Alternativa - Alt.ChegadaMAtnAltDiferença da altitude de chegada sobre a alternativa.
Melhor Alternativa - Eficiência RequeridaMAtn.EEficiência requerida pela busca automática pela melhor opção de pouso disponível.
Netto VarioNettoVelocidade vertical instantânea da massa de ar, igual ao valor do vario menor a taxa de afundamento estimada do planador.
Melhor utilizada se sensores de velocidade, acelerômetro e vario estiverem conectados, de outra forma os cálculos serão baseados em medições GPS e ventos estimados.
Nível de VooFLIndica a altitude em nível de voo. O nível de voo é expresso em centenas de pés.
Esta indicação usa a altitude atual, a qual NÃO é necessariamente   barométrica, e a cada caso não necessariamente calculada em atmosfera padrão.
Em outras palavras, não é precisa e pode estar errada por até algumas centenas de pés!
Dessa forma, use-a como um indicador aproximado.
Atenção, sem garantia!
OdômetroOdoDistância percorrida desde a DECOLAGEM, calculada a cada segundo, mesmo quando girando. Este valor é zerado na decolagem, e não pode ser zerado de outra maneira. É calculado como se fosse a quilometragem acumulada por um automóvel!
OLC Classic*Declarado - VelocidadeOLC*spdVelocidade Alcançada.
OLC Classico - DistanciaOLC disDistância calculada ao longo de 5 pontos.
OLC Classico - PontuaçãoOLC scrPontuação alcançada.
OLC Classico - VelocidadeOLC spdVelocidade Alcançada.
OLC Classico* - Declarado DistanciaOLC*disDistância atual calculada ao longo 5 pontos assumindo o último ponto antes do ponto de largada.
OLC Classico*Declarado - PontuaçãoOLC*scrPontuação alcançada.
OLC FAI 3 TPs - Distancia3TP disDistância calculada ao longo de 3 pontos.
OLC FAI 3 TPs - Pontuação3TP scrPontuação alcançada.
OLC FAI 3 TPs - Velocidade3TP spdVelocidade Alcançada.
OLC FAI 3 TPs* - Declarado Distancia3TP*disDistância atual calculada ao longo 3 turnpoints assumindo o último ponto antes da largada.
OLC FAI 3 TPs*Previsto - Pontuação3TP*scrPontuação alcançada.
OLC FAI 3 TPs*Previsto - Velocidade3TP*spdVelocidade Alcançada.
OLC FAI Triangulo - DistanciaFAI disMáxima distância alcançada em Triângulo FAI.
OLC FAI triangulo - Distancia para fecharC:
OLC FAI triangulo - Distancia para fechar %%C:
OLC FAI Triangulo - PontuaçãoFAI scrPontuação alcançada.
OLC FAI Triangulo - VelocidadeFAI spdVelocidade Alcançada.
OLC FAI Triangulo* - Declarado DistanciaFAI*disMáxima distância em Triângulo FAI assumindo o último ponto antes do ponto de largada.
OLC FAI Triangulo*Declarado - PontuaçãoFAI*scrPontuação alcançada.
OLC FAI Triangulo*Declarado - VelocidadeFAI*spdVelocidade Alcançada.
OLC Liga - DistanciaLEA disMáxima distância calculada  ao longo de 3 pontos, feita em 2.5 horas.
OLC Liga - PontuaçãoLEA scrPontuação alcançada.
OLC Liga - VelocidadeLEA spdVelocidade Alcançada.
OLC Liga - VelocidadeLEA*spdVelocidade Alcançada.
OLC Liga* - Declarado DistanciaLEA*disMáxima distância calculada  ao longo de 3 pontos, feita em 2.5 horas assuminto o último ponto antes da largada.
OLC Liga*Declarado - PontuaçãoLEA*scrPontuação alcançada.
OLC Plus - PontuaçãoPLS scrSoma da pontuação OLC Classic com a pontuação do Triangulo FAI.
OLC Plus Declarado - PontuaçãoPLS*scrSoma da pontuação OLC Classic declarada e da pontuação do Triângulo FAI declarado.
DECOLAGEMDisOrigDistância para o ponto Casa, se definido.
Origem RadialRadORadial para Casa, se disponível.
Porcentagem de subida%SubPercentual do tempo de voo gasto em modo de subida. Estas estatísticas são reinicializadas ao dar a largada em uma prova.
Prova - Altitude de ChegadaPrvChegAltitude de chegada no ponto final da prova, relativo à altitude de segurança.
Prova - Altitude de NecessáriaPrvNcAltitude necessária para completar a prova.
Prova - DistânciaDisPrvDistância para contornar os pontos de virada restantes e completar a prova.
Prova - Distância CobertaDisCobPDistância de prova percorrida até o momento. É necessária uma largada válida para iniciar a contagem!
Prova - Eficiência RequeridaPrvEReqEficiência necessária para a altura de chegada sobre o ponto final. Valor clássico a usar!
Prova - Hora de ChegadaHrCPrvHora local estimada para conclusão da prova, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio.
Prova - Média de VelocidadeMédPrvVelocidade média de navegação da prova atual, compensada para a altitude.
Prova - Tempo estimadoTEPrvTempo estimado necessário para completar a prova, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio.
Prova - VelocidadeVelPrvVelocidade de navegação alcançada enquanto na prova atual, compensada para a altitude. Normalmente esta é usada como a primeira escolha.
Prova - Velocidade InstantâneaVInsPrvVelocidade instantânea de navegação enquando na prova atual, compensada para altitude.
Próximo - Alt.ChegadaAltChegAltitude de chegada ao próximo ponto, calculada para o MC atual. NÃO USA MC de seguranda e NÃO USA altitude de segurança se não for um ponto pousável, a não ser que a opção de uso da altura de segurança para todos os pontos esteja ativada.
Próximo - DistânciaDist.Distância para o ponto autalmente selecionado. Para provas AAT, esta é a distância para o objetivo dentro do setor AAT.
Próximo - Eficiência RequeridaProxERA razão de planeio necessário para atingir o próximo ponto, dada pela distância para o próximo ponto dividida pela altura necessária para chegar ao ponto NA ALTITUDE DE SEGURANÇA.
Acima de 199 e abaixo de 1, nenhum valor é mostrado.
Este é um cálculo geométrico puro, igual ao feito por instrumentos Garmin, Naviter e a maioria dos outros.
Próximo - Ganho.NecessárioP.Alt.NcAltitude necessária para atingir o próximo ponto de virada, com MC atual.
Próximo - Hora de ChegadaHrCProHora local estimada para chegada ao próximo ponto, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio.
Próximo - Tempo estimadoTEProxTempo estimado necessário para atingir o próximo ponto, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio.
Próximo PontoPróximoO nome do ponto de virada atualmente selecionado.
RumoRumoO rumo verdadeiro para o próximo ponto. Para provas AAT, este é o rumo verdadeiro para o objetivo dentro do setor AAT.
Rumo MagnéticoRumMagRumo magnética reportada pelo GPS.
Temperatura externaTempExtTemperatura do ar externo, medida por um sensor, se suportado por um variômetro inteligente conectado.
Temperature PrevistaTempPrvTemperatura prevista no solo no aeródromo base, usada para estimar a altura de convecção e base de nuvens, em conjunto com as sondas de temperatura externa e umidade.
Tempo de VooCronoTempo decorrido desde que a decolagem foi detectada.
Térmica - GanhoGanhoTeAltitude total ganha/perdida na térmica atual.
Térmica - Ganho ÚltimaT.GanhoAltitude total ganha/perdida na última térmica.
Térmica - MédiaMédTerAltitude ganha/perdida na térmica atual, dividida pelo tempo gasto girando a térmica.
Térmica - Média ÚltimaT.MédiaAltitude total ganha/perdida na última térmica dividida pelo tempo gasto girando.
Térmica - Tempo ÚltimaT.TempoTempo gasto girando na última térmica.
Térmica - Últimos 30 seg.T.30sRazão de subida durante os últimos 30 segundos, baseada na altitude GPS ou barométrica reportada.
Térmicas - TotalTotTerRazão de subida média em todas as térmicas.
Umidade RelativaUmiRelUmidade relativa do ar em percentual, medida por um sensor, se suportado por um variômetro inteligente conectado.
VarioVarioVelocidade vertical instantânea, conforme reportada pelo GPS, ou pelos varios inteligente e/ou de energia total se instalados.
Velocidade - Ao soloV.SoloVelocidade no solo medida pelo GPS.
Velocidade - MacReadyV.McA velocidade equivalente MacCready. Esta NÃO É a Velocidade a Voar.
Velocidade - no ar IASIASVelocidade indicada reportada por um vario inteligente externo suportado. Se nenhum sensor estiver instalado, ela é estimada usando o vento atual e a densidade do ar na altitude atual. Nesse caso ela será chamada de eIAS.
Velocidade - TASTASVelocidade Verdadeira reportada por um vario inteligente externo suportado. Se nenhum sensor estiver disponível, ela é estimada usando vento e densidade do ar na altitude atual. Neste caso ela é chamada de eTAS.
Velocidade - Velocidade STFV.STFA velocidade MacCready instantânea a voar, fazendo uso dos cálculos do vario absoluto para determinar a velocidade de planeio delfinado no rumo atual do planador. Em modo de planeio, esta velocidade a voar é calculada para manutenção da altitude. Em modo de planeio final, esta velocidade a voar é calculada para descida. Em modo de subida, ela alterna para a velocidade de afundamento mínimo com o fator de carga atual(se um acelerômetro estiver conectado).
Vento - DireçãoVentoDRumo do vento estimado pelo LK8000, através do Vento Verdadeiro ou enquanto girando térmica.
Vento - VelocidadeVentoVVelocidade do vento estimada pelo LK8000, através do Vento Verdadeiro ou enquanto girando térmica.
Vento - Velocidade de ApoioVentoHdÉ a componente vetorial provocada pelo vento na trajetória atual. É a diferença entre a velocidade real e a velocidade ao solo. Se positivo indica vendo contra, se negativo indica vento de cauda. Na ausência de sensores para velocidade real é utilizada a velocidade ao ar estimada.

Um comentário: