quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ALERTA DE SEGURANÇA!!! Corredores Visuais do RS - 1ª Parte

TMA e CTR Palegre.

Cerca de dois meses atrás, o DCEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, convidou diversas entidades que envolvem a atividade aérea para apresentar uma modificação na forma de navegação visual das aeronaves quando o destino for Porto Alegre ou Caxias do Sul. A contar desta reunião, em 90 dias, seriam testadas, validadas e publicadas essas modificações que afetarão diretamente na segurança do voo livre nas rampas de:  Feliz, Igrejinha, Nova Petrópolis, São Vendelino e Sapiranga. Rampas estas que ocorrem sob a Terminal Palegre, área de aproximação de aeronaves.

REAs da TMA Palegre

Esta modificação visa ordenar, aumentar a capacidade do controle de tráfego das aeronaves em navegação visual (VFR), bem como a segurança. Ela consiste em obrigar todas as aeronaves em que o destino é Porto Alegre ou Caxias a percorrerem rotas pré-determinadas denominadas REAs - Rotas Especiais de Aeronaves. As REAs, são corredores entre pontos geográficos visuais do terreno, com 3 milhas náuticas de largura e com altitudes definidas para desvio de obstáculos, áreas restritas ou terreno.




O que muda para nós pilotos do voo livre???

  • As aeronaves que antes faziam rotas diretas e aleatórias dos aeródromos de origem para Porto Alegre e Caxias passarão a andar obrigatoriamente nestes corredores. Ou seja, haverá um fluxo intenso de aeronaves nestes;
  • Como se trata de navegação visual VFR, estes corredores estão em altitudes em que costumamos a voar, e por fim;
  • Os principais corredores estão próximos das rampas citadas ou em rotas comuns dos nossos voos de CrossCountry partindo destas.
Portanto, sugere-se que sejam respeitados estes corredores para segurança e evitar possíveis avistamentos e consequentemente conflitos com os órgãos controladores de tráfego aéreo. Para tal abaixo deixo o link para download do arquivo para instalação destes espaços nos navegadores.


Deixo também para download a apresentação e a carta correnpondente a estas modificações.

CARTA DE NAVEGAÇÃO VFR NA TMA Palegre (PROVISÓRIA)

No próximo post analisaremos situações nas principais rotas partindo de cada rampa...


2 comentários:

  1. excelente Blog gostei dos artigos parabéns hotéis
    A Expedia busca constantemente as melhores tarifas de hotéis nos destinos mais populares. Reserve sua viagem com rapidez e facilidade: basta selecionar o hotel e escolher o número de noites. Além disso, você pode ficar tranquilo se encontrar qualquer problema, pois o atendimento ao cliente da Expedia está disponível diariamente, das 8h à meia-noite, para ajudá-lo.
    Hotéis em BrasíliaHotéis em Caldas NovasHotéis em CuritibaHotéis em FortalezaHotéis em Foz do IguaçuHotéis em GramadoHotéis em Las VegasHotéis em NatalHotéis em Nova YorkHotéis em OrlandoHotéis em São PauloHotéis no Rio de Janeiro
    Aluguel de carros
    A Expedia facilita o aluguel de carros no mundo todo. Seja qual for sua próxima viagem, na Expedia, você encontra as tarifas mais baixas com as principais locadoras. Dê uma olhada abaixo e busque as ofertas de aluguel de carros nos destinos mais populares do mundo.
    Aluguel de carros em BrasíliaAluguel de carros em Buenos AiresAluguel de carros em CuritibaAluguel de carros em FortalezaAluguel de carros em NatalAluguel de carros em MaceióAluguel de carros em MiamiAluguel de carros em Porto AlegreAluguel de carros em RecifeAluguel de carros em SalvadorAluguel de carros em São PauloAluguel de carros em Florianópolis
    Pacotes de viagens
    É fácil encontrar pacotes de viagens promocionais para os destinos mais populares do mundo. Se você deseja descobrir mais ofertas, visite nossa seção de pacotes turísticos e economize!
    Pacotes para Buenos AiresPacotes para CancunPacotes para FortalezaPacotes para GramadoPacotes para Caldas NovasPacotes para NatalPacotes para MiamiPacotes para Nova YorkPacotes para OrlandoPacotes para Porto SeguroPacotes para Punta CanaPacotes para Fernando de Noronha
    Voos baratos
    Você pode reservar passagens aéreas baratas para qualquer lugar do mundo com a Expedia Brasil. Conheça nossas ofertas de voos nacionais e internacionais para destinos populares.
    Passagens para Buenos AiresPassagens para LondresPassagens para FortalezaPassagens para Las VegasPassagens para MiamiPassagens para NatalPassagens para Nova YorkPassagens para o Rio de JaneiroPassagens para OrlandoPassagens para RecifePassagens para SalvadorPassagens para São Paulo veja promoção voo e pacote viagem agora mesmo goo.gl/7LcCtN

    ResponderExcluir