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Figura 1 - Rota Jaraguá - Cromínia. |
Para exemplificar a avaliação dos EACs, utilizaremos uma rota bastante comum durante a alta temporada em Jaraguá-GO. Esta tem distância aproximada de 160Km aproada ao Sul (Vento Norte) sentido Cromínia (Figura 1). Neste período são comuns tetos próximos a 3500m MSL.
Para a avaliação de EAC, devemos clicar na porção direita do campo AIRSPACE, que aumenta gradativamente a altura de corte de espaços aéreos. Ou seja, para cada altitude selecionada são destacados no mapa os espaços aéreos existentes. Para maiores informações sobre estes basta um clique simples acima.
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Figura 3 - Desvio da CTR Goiânia. |
Observada a intrusão na CTR (Zona de controle de tráfego do Aeroporto Santa Genoveva - Figura 2), criamos um vértice desviando a rota desta (Figura 3).
É importante lembrar, que nem sempre os EACs partem da superfície, sendo necessária uma avaliação entre a Superfície (SFC) até limites de teto padrões para região.
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Figura 4 - Altura de Corte 2000m. |
Ao atingirmos 2000m, aparecem as Terminais de Anápolis e Goiânia (TMA ou TCA, áreas de aproximação de aeronaves) conforme Figura 4, desta forma estamos cientes de que nesta rota estamos limitados a 2000m MSL (referenciados ao nível médio dos mares 101325pa).
Para deixar mais claro o comportamento tridimensional dos EACs, na Figura 5, esta apresentada a rota em corte entre Jaraguá e Cromínia extraída do LK8000.
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Figura 5 - Rota em Corte no LK8000. |
Elevando a altura de corte dos EACs até 3500m é possível observar uma SBR (área restrita de treinamento de aeronaves militares) que se apresenta já acima da rampa de Jaraguá e tem seu início em 3000m MSL, conforme as Figuras 5 e 6.
Na próxima postagem faremos uma avaliação do Potencial Termal e Principais Rotas realizadas na região.
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Figura 6 - Corte em 3500m e a apresentação da SBR 601 Dourada que tem início em FL100 (10.000 pés, aprox. 3000m). |
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