A maioria dos usuários do LK8000 desconhece o funcionamento e possibilidades das configurações das barras inferiores. Uma porção muito menor, desconhece que parte destas barras permite a personalização dos campos de dados por elas apresentados.
A dica de hoje é conhecer as barras personalizáveis e os diversos campos que podemos utilizar.
Das 10 barras de informações existentes no LK8000 4 delas são configuráveis, são elas:
- TRM0, que traz informações sobre as térmicas.
- FIN8, que apresenta informações para o planeio final.
- AUX9, que é uma barra auxiliar.
Os campos destas barras podem ser alterados em MenuPrincipal>Config1/3>Config2/3>LK8000Setup> SetupSistema após, clique em avançar até chegar nas janelas:
14 - Barra Inferior Planeio
15 - Barra Inferior Termal
16 - Barra Inferior Final
17 - Barra Inferior Auxiliar
A escolha dos campos segue a extensa tabela abaixo e fica a critério de cada piloto. Essa, está organizada em ordem alfabética e agrupada por conjuntos de informações (Próximo = informações relacionadas ao próximo ponto, Prova = informações da prova, Altitude = informações de altitudes).
Obs.: A quantidade de campos na barra inferior é função da resolução da tela do seu navegador. Na maioria dos navegadores com a tela na horizontal aparecem 5 campos e na vertical 6.
Nome do Campo | Abrev. | Descrição |
AA Delta Tempo | AAdT | Diferença entre tempo estimado e tempo mínimo de prova AAT. Aparece em vermelho se negativo (estimada chegada antecipada), ou azul se dentro do setor e pode virá-lo agora com tempo estimado para chegada maior do que o mínimo AAT mais 5 minutos. |
AA Distância Max | AADmax | Distância máxima ainda restante para uma prova de áreas. |
AA Distância Min | AADmin | Distância mínima ainda restante para uma prova de áreas. |
AA Distancia Tg | AADtgt | Distância para virar os pontos restantes em uma prova AAT. |
AA Tempo | AATemp | Tempo restante de uma prova de área. Torna-se vermelho quando o tempo máximo expirou. |
AA Velocidade Max | AAVmax | Máxima velocidade média alcançável em uma prova de áreas se voando distância máxima ainda possível no tempo mínimo da prova. |
AA Velocidade Min | AAVmin | Velocidade média alcançável em uma prova de áreas se voando distância mínima ainda possível no tempo mínimo da prova. |
AA Velocidade Tg | AAVtgt | Velocidade média alcançável virando os pontos restantes no tempo mínimo de uma prova AAT. |
Alter.1 - Alt.Chegada | Atn1Alt | Diferença da altitude de chegada sobre a alternativa. |
Alter.1 - Direção | Atn1.D | Rumo para a Alterativa. |
Alter.1 - Distância | Atn1.Ds | Distância para a Alternativa. |
Alter.1 - Eficiência Requerida | Atn1.E | Razão de planeio necessária para a altura de chegada sobre o ponto de alternativa selecionado. Não ajustado para energia total. Acima de 200 não é mostrado, entre 100 e 200 mostra um número inteiro, entre 1 e 99 um valor decimal é mostrado. |
Alter.2 - Alt.Chegada | Atn2Alt | Diferença da altitude de chegada sobre a alternativa. |
Alter.2 - Direção | Atn2.D | |
Alter.2 - Distância | Atn2.Ds | |
Alter.2 - Eficiência Requerida | Atn2.E | Razão de planeio necessária para a altura de chegada sobre o ponto de alternativa selecionado. Não ajustado para energia total. Acima de 200 não é mostrado, entre 100 e 200 mostra um número inteiro, entre 1 e 99 um valor decimal é mostrado. |
Altitude - AGL | AltSolo | Altitude de navegação menos a altura do terreno obtida do arquivo de terreno. |
Altitude - Altern AGL | aAGL | Altitude sobre o solo alternativa: se a unidade principal selecionada na configuração metros, esta será mostrada em pés, e vice-versa. |
Altitude - Altern QNH | aAlt | Altitude QNH alternativa: se a unidade principal selecionada na configuração metros, esta será mostrada em pés, e vice-versa. |
Altitude - BARO | AltBAR | Esta é a altitude barométrica obtida de um GPS equipado com sensor de pressão, ou um vario inteligente externo suportado. Se você ativou a opção 'Usar Altitude Baro' no menu 5 da configuração do sistema, então esta altitude é também mostrada como altitude QNH, e usada internamente para todos os cálculos. |
Altitude - GPS | AltGPS | Esta é a altitude repostada pelo GPS. Dependendo do seu GPS ela pode ser bastante precisa ou algumas vezes muito errada. Se você estiver usando um navegador veicular, principalmente, a altitude reportada pode estar muito errada durante a subida em térmicas. Se você não tiver altitude barométrica disponível, ou não a selecionou no menu de configuração 5, então esta altitude GPS será usada internamente para todos os cálculos. A altitude QNH pode ser tanto GPS quando Barométrica. Normalmente deve-se usar como caixa de informação principal a altitude QNH, pois ela sempre mostrará o que está sendo usado internamente. |
Altitude - Máxima Alcançada | MaxAlt | Max altitude alcançada durante o voo. |
Altitude - Máximo Ganho | GanhoM | Calculado apartir da menor altitude após a decolagem. |
Altitude - QFE | QFE | QFE Automático. É baseado na altitude GPS ou barométrica, se disponível e selecionada, e é zerada no solo ANTES de cada decolagem. Após a decolagem, ela não é mais zerada automaticamente mesmo se no solo. Alterar o QFE não provocará mudanças na altitude QNH. QFE NÃO é usada para cálculos, serve apenas como referência para o piloto. |
Altitude - QNH | Alt | Altura acima do nível do mar reportada pelo GPS ou pelo altímetro barométrico (se a altitude pressão estiver disponível e selecionada para uso). É a altitude usada internamente para todos os cálculos. Caixas de informação da altitude GPS e barométrica também estão disponíveis; um destes dois valores é usado par a altitude QNH. USE ESTA ALTITUDE como referência principal, uma vez que é a usada pelo LK8000. |
Bateria - Percentual | Bateria | Em sistemas PDA e PNA, mostra o percentual de bateria disponível. Se for seguido de um C, significa que a bateria está carregando; se for seguido de um D, significa que a bateria está descarregando. |
Batt.Ext.1 Tensão | xBat1 | Tensão do banco 1 de baterias externas, se disponível. |
Batt.Ext.2 Tensão | xBat2 | Tensão do banco 2 de baterias externas, se disponível. |
Batt.Ext.Banco | xBnk# | Banco de baterias externas em uso, se disponível. |
Correção do Rumo | DRumo | A diferença do rumo do planador para o rumo do próximo ponto, ou para provas AAT, para o rumo do objetivo dentro do setor AAT. A navegação GPS é baseada no rumo de uma rota sobre o solo, e esse rumo pode diferir da proa do plandor quando há vento presente. Setas apontam a direção para a qual o planador deve mudar o curso para corrigir a diferença do rumo, de forma que o curso resultante do planador aponte na direção do próximo ponto. Este rumo considera a curvatura da Terra. |
Eficiência - Média | E.Avg | A razão de planeio necessário para atingir o próximo ponto, dada pela distância para o próximo ponto dividida pela altura necessária para chegar ao ponto NA ALTITUDE DE SEGURANÇA. Acima de 199 e abaixo de 1, nenhum valor é mostrado. Este é um cálculo geométrico puro, igual ao feito por instrumentos Garmin, Naviter e a maioria dos outros. |
Eficiência - Planeio | A distância do topo da útlima térmica, dividida pela altitude perdida a partir do topo da última térmica. Valores negatios indicam planeio em subida (ganho de altura depois de abandonar a última térmica). Se a velocidade vertical for próxima de zero, '---' será exibido. Atenção: fazer zig-zag ou retornar resultará em valores errados! Nesse caso use o L/D Médio. | |
Eficiência - Últimos 20 seg. | E.20s | Razão de planeio instantânea, fornecida pela velocidade no solo dividida pela velocidade vertical (velocidade GPS) nos últimos 20 segundos. Valores negativos indicam planeio em subida. Se a velocidade vertical for próxima de zero, '---' será exibido. |
Elevação do Terreno | Elev | Esta é a elevação do terreno acima do nível médio do mar, obtida do arquivo do terreno na posição GPS atual. |
Equipe - Afastamento | AfaEqui | A distância para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe. |
Equipe - Código | Cod | O código de equipe atual para esta aeronave. Use para reportar a outros membros da equipe. |
Equipe - Diferença Rumo | DRumEqu | O rumo relativo para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe. |
Equipe - Rumo | RumEqui | O rumo para a localização da aeronave da equipe no último reporte do código de equipe. |
Espaço Aéreo - Distância vertical | VSpcAr | Distância vertical para o espaço aére selecionado. Para selecionar vá a janela 2.4 seleciona e espaço em questão. Se estiver dentro mostrará a distancia mais próxima para sair porcima ou por baixo o mesmo. |
Espaço Aéreo - DistHorizontal | DHEspA | É a distância horizontal a um espaço aéreo selecionado. Para selecionar vá até a pagina 2.4 EAEr e acione detalhes. No caso de estar voando em uma zona autorizada, mostra a distãncia mais próxima para sair desta. |
Flap - Configuração | Flap | Mostra a configuração otimizada para o flap baseado no arquivo extendido da polar e carga alar. Veja o exemplo do arquivo da polar na pasta _Polars, para entender como criar o arquivo de polar extendido. |
G load | G | Magnitude de carga G reportada por um vario inteligente externo suportado. Este valor será negativo em picadas. |
Hora local | Hora | Hora GPS no fuso horário local. |
Hora UTC | UTC | Hora GPS UTC. |
L/D vario | L/D var | Razão de planeio instantânea, dada pela velocidade indicada dividida pela velocidade vertical de energia total, quando conectada a um variômetro inteligente. Valores negativos indicam planeio em subida. Se a velocidade vertical de energia total for próxima de zero, '---' será exibido. |
MacCready - Ajuste | Mcready | O ajuste MacCready atual. Esta caixa de informação também mostra se o MC é manual ou automático. |
MC Equivalente | EqMC | Este é o valor McCready real atualmente em uso, baseado na atual velocidade média. Este valor não pode ser modificado, e é calculado com a mesma base de tempo do LD médio. Se não há sensor de velocidade instalado, a Velocidade Estimada será usada. Consulte o manual para mais informações. |
Melhor Alter. - Direção | MAtnD | |
Melhor Alter. - Distância | MAtnDs | distância to the selected alternate |
Melhor Alternativa - Alt.Chegada | MAtnAlt | Diferença da altitude de chegada sobre a alternativa. |
Melhor Alternativa - Eficiência Requerida | MAtn.E | Eficiência requerida pela busca automática pela melhor opção de pouso disponível. |
Netto Vario | Netto | Velocidade vertical instantânea da massa de ar, igual ao valor do vario menor a taxa de afundamento estimada do planador. Melhor utilizada se sensores de velocidade, acelerômetro e vario estiverem conectados, de outra forma os cálculos serão baseados em medições GPS e ventos estimados. |
Nível de Voo | FL | Indica a altitude em nível de voo. O nível de voo é expresso em centenas de pés. Esta indicação usa a altitude atual, a qual NÃO é necessariamente barométrica, e a cada caso não necessariamente calculada em atmosfera padrão. Em outras palavras, não é precisa e pode estar errada por até algumas centenas de pés! Dessa forma, use-a como um indicador aproximado. Atenção, sem garantia! |
Odômetro | Odo | Distância percorrida desde a DECOLAGEM, calculada a cada segundo, mesmo quando girando. Este valor é zerado na decolagem, e não pode ser zerado de outra maneira. É calculado como se fosse a quilometragem acumulada por um automóvel! |
OLC Classic*Declarado - Velocidade | OLC*spd | Velocidade Alcançada. |
OLC Classico - Distancia | OLC dis | Distância calculada ao longo de 5 pontos. |
OLC Classico - Pontuação | OLC scr | Pontuação alcançada. |
OLC Classico - Velocidade | OLC spd | Velocidade Alcançada. |
OLC Classico* - Declarado Distancia | OLC*dis | Distância atual calculada ao longo 5 pontos assumindo o último ponto antes do ponto de largada. |
OLC Classico*Declarado - Pontuação | OLC*scr | Pontuação alcançada. |
OLC FAI 3 TPs - Distancia | 3TP dis | Distância calculada ao longo de 3 pontos. |
OLC FAI 3 TPs - Pontuação | 3TP scr | Pontuação alcançada. |
OLC FAI 3 TPs - Velocidade | 3TP spd | Velocidade Alcançada. |
OLC FAI 3 TPs* - Declarado Distancia | 3TP*dis | Distância atual calculada ao longo 3 turnpoints assumindo o último ponto antes da largada. |
OLC FAI 3 TPs*Previsto - Pontuação | 3TP*scr | Pontuação alcançada. |
OLC FAI 3 TPs*Previsto - Velocidade | 3TP*spd | Velocidade Alcançada. |
OLC FAI Triangulo - Distancia | FAI dis | Máxima distância alcançada em Triângulo FAI. |
OLC FAI triangulo - Distancia para fechar | C: | |
OLC FAI triangulo - Distancia para fechar % | %C: | |
OLC FAI Triangulo - Pontuação | FAI scr | Pontuação alcançada. |
OLC FAI Triangulo - Velocidade | FAI spd | Velocidade Alcançada. |
OLC FAI Triangulo* - Declarado Distancia | FAI*dis | Máxima distância em Triângulo FAI assumindo o último ponto antes do ponto de largada. |
OLC FAI Triangulo*Declarado - Pontuação | FAI*scr | Pontuação alcançada. |
OLC FAI Triangulo*Declarado - Velocidade | FAI*spd | Velocidade Alcançada. |
OLC Liga - Distancia | LEA dis | Máxima distância calculada ao longo de 3 pontos, feita em 2.5 horas. |
OLC Liga - Pontuação | LEA scr | Pontuação alcançada. |
OLC Liga - Velocidade | LEA spd | Velocidade Alcançada. |
OLC Liga - Velocidade | LEA*spd | Velocidade Alcançada. |
OLC Liga* - Declarado Distancia | LEA*dis | Máxima distância calculada ao longo de 3 pontos, feita em 2.5 horas assuminto o último ponto antes da largada. |
OLC Liga*Declarado - Pontuação | LEA*scr | Pontuação alcançada. |
OLC Plus - Pontuação | PLS scr | Soma da pontuação OLC Classic com a pontuação do Triangulo FAI. |
OLC Plus Declarado - Pontuação | PLS*scr | Soma da pontuação OLC Classic declarada e da pontuação do Triângulo FAI declarado. |
DECOLAGEM | DisOrig | Distância para o ponto Casa, se definido. |
Origem Radial | RadO | Radial para Casa, se disponível. |
Porcentagem de subida | %Sub | Percentual do tempo de voo gasto em modo de subida. Estas estatísticas são reinicializadas ao dar a largada em uma prova. |
Prova - Altitude de Chegada | PrvCheg | Altitude de chegada no ponto final da prova, relativo à altitude de segurança. |
Prova - Altitude de Necessária | PrvNc | Altitude necessária para completar a prova. |
Prova - Distância | DisPrv | Distância para contornar os pontos de virada restantes e completar a prova. |
Prova - Distância Coberta | DisCobP | Distância de prova percorrida até o momento. É necessária uma largada válida para iniciar a contagem! |
Prova - Eficiência Requerida | PrvEReq | Eficiência necessária para a altura de chegada sobre o ponto final. Valor clássico a usar! |
Prova - Hora de Chegada | HrCPrv | Hora local estimada para conclusão da prova, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio. |
Prova - Média de Velocidade | MédPrv | Velocidade média de navegação da prova atual, compensada para a altitude. |
Prova - Tempo estimado | TEPrv | Tempo estimado necessário para completar a prova, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio. |
Prova - Velocidade | VelPrv | Velocidade de navegação alcançada enquanto na prova atual, compensada para a altitude. Normalmente esta é usada como a primeira escolha. |
Prova - Velocidade Instantânea | VInsPrv | Velocidade instantânea de navegação enquando na prova atual, compensada para altitude. |
Próximo - Alt.Chegada | AltCheg | Altitude de chegada ao próximo ponto, calculada para o MC atual. NÃO USA MC de seguranda e NÃO USA altitude de segurança se não for um ponto pousável, a não ser que a opção de uso da altura de segurança para todos os pontos esteja ativada. |
Próximo - Distância | Dist. | Distância para o ponto autalmente selecionado. Para provas AAT, esta é a distância para o objetivo dentro do setor AAT. |
Próximo - Eficiência Requerida | ProxER | A razão de planeio necessário para atingir o próximo ponto, dada pela distância para o próximo ponto dividida pela altura necessária para chegar ao ponto NA ALTITUDE DE SEGURANÇA. Acima de 199 e abaixo de 1, nenhum valor é mostrado. Este é um cálculo geométrico puro, igual ao feito por instrumentos Garmin, Naviter e a maioria dos outros. |
Próximo - Ganho.Necessário | P.Alt.Nc | Altitude necessária para atingir o próximo ponto de virada, com MC atual. |
Próximo - Hora de Chegada | HrCPro | Hora local estimada para chegada ao próximo ponto, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio. |
Próximo - Tempo estimado | TEProx | Tempo estimado necessário para atingir o próximo ponto, assumindo performance MacCready ideal nos ciclos subida/planeio. |
Próximo Ponto | Próximo | O nome do ponto de virada atualmente selecionado. |
Rumo | Rumo | O rumo verdadeiro para o próximo ponto. Para provas AAT, este é o rumo verdadeiro para o objetivo dentro do setor AAT. |
Rumo Magnético | RumMag | Rumo magnética reportada pelo GPS. |
Temperatura externa | TempExt | Temperatura do ar externo, medida por um sensor, se suportado por um variômetro inteligente conectado. |
Temperature Prevista | TempPrv | Temperatura prevista no solo no aeródromo base, usada para estimar a altura de convecção e base de nuvens, em conjunto com as sondas de temperatura externa e umidade. |
Tempo de Voo | Crono | Tempo decorrido desde que a decolagem foi detectada. |
Térmica - Ganho | GanhoTe | Altitude total ganha/perdida na térmica atual. |
Térmica - Ganho Última | T.Ganho | Altitude total ganha/perdida na última térmica. |
Térmica - Média | MédTer | Altitude ganha/perdida na térmica atual, dividida pelo tempo gasto girando a térmica. |
Térmica - Média Última | T.Média | Altitude total ganha/perdida na última térmica dividida pelo tempo gasto girando. |
Térmica - Tempo Última | T.Tempo | Tempo gasto girando na última térmica. |
Térmica - Últimos 30 seg. | T.30s | Razão de subida durante os últimos 30 segundos, baseada na altitude GPS ou barométrica reportada. |
Térmicas - Total | TotTer | Razão de subida média em todas as térmicas. |
Umidade Relativa | UmiRel | Umidade relativa do ar em percentual, medida por um sensor, se suportado por um variômetro inteligente conectado. |
Vario | Vario | Velocidade vertical instantânea, conforme reportada pelo GPS, ou pelos varios inteligente e/ou de energia total se instalados. |
Velocidade - Ao solo | V.Solo | Velocidade no solo medida pelo GPS. |
Velocidade - MacReady | V.Mc | A velocidade equivalente MacCready. Esta NÃO É a Velocidade a Voar. |
Velocidade - no ar IAS | IAS | Velocidade indicada reportada por um vario inteligente externo suportado. Se nenhum sensor estiver instalado, ela é estimada usando o vento atual e a densidade do ar na altitude atual. Nesse caso ela será chamada de eIAS. |
Velocidade - TAS | TAS | Velocidade Verdadeira reportada por um vario inteligente externo suportado. Se nenhum sensor estiver disponível, ela é estimada usando vento e densidade do ar na altitude atual. Neste caso ela é chamada de eTAS. |
Velocidade - Velocidade STF | V.STF | A velocidade MacCready instantânea a voar, fazendo uso dos cálculos do vario absoluto para determinar a velocidade de planeio delfinado no rumo atual do planador. Em modo de planeio, esta velocidade a voar é calculada para manutenção da altitude. Em modo de planeio final, esta velocidade a voar é calculada para descida. Em modo de subida, ela alterna para a velocidade de afundamento mínimo com o fator de carga atual(se um acelerômetro estiver conectado). |
Vento - Direção | VentoD | Rumo do vento estimado pelo LK8000, através do Vento Verdadeiro ou enquanto girando térmica. |
Vento - Velocidade | VentoV | Velocidade do vento estimada pelo LK8000, através do Vento Verdadeiro ou enquanto girando térmica. |
Vento - Velocidade de Apoio | VentoHd | É a componente vetorial provocada pelo vento na trajetória atual. É a diferença entre a velocidade real e a velocidade ao solo. Se positivo indica vendo contra, se negativo indica vento de cauda. Na ausência de sensores para velocidade real é utilizada a velocidade ao ar estimada. |
Valeu Guilherme !!! grande ajuda isso !!
ResponderExcluir