segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

SANGUE NOS OLHOS E FACA NOS DENTES #4


A etapa do Campeonato Gaúcho ocorrida em Feliz nos dias 29 e 30 passados, apresentou uma condição bem peculiar que gerou inúmeros aprendizados com falhas (até de pilotos experientes) que devem ser anotadas e relembradas para as próximas competições.


O evento que seria realizado na Rampa Sul de Feliz acabou sendo realizado em Nova Petrópolis em virtude da direção do vento. Na manhã de sábado, com céu azul e o vento nordeste fraco (mas contante) apontava excelente voo na rampa norte do Ninho das Águias.

Com equipamentos checados e prova montada, totalizando 33 Km entre Start e Gol (de Nova Petrópolis para Feliz), a condição de clássica foi decaindo na medida em que nos aproximávamos da janela de decolagens. O cúmulos passaram a dissipar de forma rápida e pilotos que decolavam iam direto ao pouso numa condição bastante turbulenta.

Já ocorrido o Start, o vento começou a virar e os ciclos de decolagem começaram a ficar escaços e com a rampa ainda cheia de pilotos na dúvida entre: decolar e arriscar tudo ou aguardar uma melhor condição.

O último grupo de pilotos decolou quando muitos pilotos experientes já estavam no solo. Estes que decolaram mais tarde bem próximos do final da Janela de decolagem tiveram a sorte grande de um bom ciclo térmico com um teto que ia a inacreditáveis 2400m. Ao todo seis pilotos chegaram ao Gol de um total de 28.

No domingo, o vento forte inviabilizou a prova, mas garantiu um churrasco fantástico e muito chopp no belo parque municipal de Feliz.

Como aprendizado desta etapa levo na bagagem:

1° - NEM SEMPRE DECOLAR CEDO É A MELHOR OPÇÃO.
2º - A CONDIÇÃO PASSA DE RUIM PARA EXCELENTE EM POUCOS MINUTOS.
3° - CONHECER MELHOR O LOCAL DE VOO É IMPORTANTE, pois não arriscava por ter medo do que iria encontrar em frente (pousos escaços as vezes).
4° - SER CONSERVADOR GARANTE O GOL MAS TIRA PONTOS: Como não via mais nenhum colega em voo acreditei que bastava chegar ao gol com toda calma do mundo... cheguei alto... mas muito alto cerca de uma hora após do primeiro a finalizar a prova. Talvez se tivesse otimizado a rota para chegar no limite de altitude tivesse conseguido antecipar a chegada em uns 20 min.

Semana que vem tem mais.... Sapiranga ai vamos nós.

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