domingo, 9 de outubro de 2016

Espaços Aéreos Condicionados... A novela se repete...

Jú... Saudades dos teus desenhos.
Não bastassem os diversos reportes de avistamento de paragliders em rotas de voo IFR a novidade foi o vídeo recentemente publicado e viralizado. Pouco tem adiantado alertas nos voos postados, palestras realizadas em eventos... Até quando? Vai precisar morrer alguém e matar um monte de inocentes que nada tem haver com a nossa diversão? O voo é LIVRE... Sim, de propulsão!!!

Para começar a conversa...os sites de planejamento de rotas, como o XCplanner, permitem preliminarmente avaliar o que tem de condicionado pelo caminho. Dando sequência, todos os equipamentos atuais tem recursos para visualização e análise 2 e 3D dos espaços aéreos condicionados (CTR, TMA, SBR, SBP e SBD). Estes além de permitir análise, emitem alertas na iminência ou ocorrência de invasões.
Jú... Saudades dos teus desenhos.
Notas de repúdio...Adiantam, sem poder penalizar os responsáveis pela lambança? 

Abordar o assunto apenas em encontros de instrutores sem existir a cobrança da disseminação deste assunto na instrução, adianta???

Para aqueles que desejam levar o voo livre um pouco mais a sério e não ter mais desculpas de que não sabia ou que não tinha, disponibilizaremos abaixo uma série de links para: planejamento, download de arquivos, visualização, regulamentos, palestras e formas de instalar e configurar nos equipamentos.


PLANEJAMENTO DE ROTAS
   XCPlanner
   Avaliação de Espaços Aéreos Condicionados

VISUALIZAÇÃO DE ESPAÇOS AÉREOS BRASILEIROS
   Google Earth

REGULAMENTAÇÃO
   ICA 100-38
   MANUAL DE ESPAÇO AÉREO ABP

PALESTRAS
   Espaços Aéreos RS
   Não estamos sós - DCEA RS
   Alerta de Segurança - Jaraguá-GO

ARQUIVOS DE ESPAÇO AÉREO PARA INSTRUMENTOS
   Brasil (Timenewport) - para LK8000, XCSoar
   Mundo todo Flymaster
   Corredores Visuais RS (em implantação)




2 comentários:

  1. A esculhambação que se vê no nosso desrespeito às áreas de voo-livre nada mais é do que a rotina que ocorre em todos os setores do país onde exista alguma imposição de cumprir regras, leis, regulamentos e normas pelo cidadão. Mas é culpa tb das autoridades que deveriam exercer seu poder com rigor permanente. Essa conversa fiada de endoutrinamento, esclarecimento, com palestras,publicações, etc, etc, não resolverá absolutamente nada. Servirão apenas para convencer quem já está convencido e não precisa de esclarecimento. O parapente, e a asa delta, são armas carregadas quando cruzam espaço aéreo controlado que lhes é absolutamente proibido. Ninguém sai à rua disparando com uma arma de fogo por diversão porque sabe que terá de responder perante a Justiça e poderá ir para a cadeia. Mas isso ocorre porque a autoridade policial se faz presente. No caso do voo-livre, impera a difusão de responsabilidade. Ou de irresponsabilidade. A ANAC tirou o corpo fora, a ABP e ABVL têm, no máximo, poder para suspender o piloto que tenha filiação e a autoridade policial nunca foi acionada para agir no assunto. Até mesmo porque, o assunto é nebuloso juridicamente e quem tem de dar partida em que qualquer ação é a autoridade aeronãutica. Somente no dia em que alguém for rigorosamente punido por uma irresponsabilidade como esta que ocorreu agora, e essa punição for exaustivamente divulgada, haverá respeito às limitações que nos são inerentes. Como tudo o mais no país, uns fingem que não sabem, outros, que não viram nada e o baile continua. Até o dia em que simplesmente proíbam e fechem as rampas ao alcance do poder (aquelas conhecidas e onde existem Clubes que respeitam as normas). É o mais cômodo. Como aconteceu na Olimpíada. Até na Ilha Grande, foi proibido voar. O que alguém com capacidade de análise sabe é que, se houvessem voado, nada teria acontecido. Porque não existe fiscalização. Na Europa, um incidente como esse já teria colocado gente em cana.

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  2. Que fique entendido que as ações implementadas pelos Clubes e pilotos, como esta do Vaciloto, não são o alvo de minha crítica. Eles estão fazendo o que podem e está a seu alcance e isso é louvável. A crítica é às autoridades que se omitem desde que o DAC foi desativado.

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