quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dicas LK8000 #7 - Configurando Start e Navegando uma Prova

Figura 3 - Contagem regressiva e visualização da prova.
Dando sequência a postagem anterior e encerrando o assunto PROVAS DE RACE TO GOAL, abordaremos questões associadas ao START e configurações táticas. 

Para que todas as funções de provas funcionem corretamente, é importante que todos os passos de configurações das postagens anteriores (listadas abaixo) tenham sido realizados.



Figura  2 - Janelas de Tempo (Configuração do START).

Após a edição da sequencia da prova, ainda no Editor de Provas, clique em ConfigSTART. Abrirá ama janela conforme esta ao lado (Figura 2) onde devemos preencher os seguintes campos:

Rota Otimizada: Define como o navegador encaminhará as pernas da navegação; ao centro dos Pilões ou para rota otimizada na qual o LK8000 encaminha a navegação pelo caminho mais curto da prova. LIGADO, leva ao caminho mais curto; DESLIGADO, leva para o centro dos Pilões.

Quantos STARTS: é uma função normalmente utilizada em provas de asa com grande número de pilotos na qual são realizados diversas largadas. Estas são estabelecidas em intervalos pré-determinados a contar de um hora especificada e cabe ao piloto escolher qual será o melhor momento para fazer a largada. 

Figura 3 - Janela do Start aberta.
Então, o campo "Quantos STARTS" estabelece quantas largadas ocorrerá. Nas provas de parapente normalmente ocorre um único Start (selecione 1). Observação se selecionado "0" o Lk8000 apenas fará a navegação sem dar suporte a largada cabendo ao piloto controlar horários da realização desta (interessante para treinos).

Hora START: define a hora de liberação para a realização da Largada.

Duração START min.: é o tempo dos intervalos de largadas nas provas de múltiplas largadas. Normalmente nas provas de asa ocorrem 3 de 15min nos parapentes 1 de 60min.

Figura 4 - Aviso de falha na realização do START.
Hora do fechamento do START: define a hora em que o piloto não poderá mais dar início a uma prova.

Tipo de START: define a forma de realização da largada, se raio de entrada FORA (Entrar) se de saída DENTRO  (Sair). 

É importante ressaltar, que se estabelecido o número, hora e tipo de START o LK8000 não navega automaticamente aos demais pilões sem que o START seja realizado da forma correta. Ainda informa com cor diferenciada no mapa o problema que está acontecendo, desta forma o piloto fica protegido de queimar o START (Figura 4). 

Encerrando a sequência de postagens sobre provas sugiro que assistam o vídeo ao lado, que explica detalhadamente as informações que o LK8000 oferece de forma sonora e na tela durante as provas de Race to Goal... 

Obs.: A janela de configuração do START também pode ser acessada em: Menu Principal > Nav 1/3 > Nav 2/3 > Nav 3/3> Config START.

Façam bons e seguros voos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário