terça-feira, 22 de abril de 2014

Quando abandonar uma térmica?

Há algum tempo venho estudando quando e como abandonar térmicas visando ter melhor rendimento durante a ascensão. Este tema ficou evidente quando escutava alguns pilotos de ponta pelo rádio durante voos de cross dizendo: "Passei direto porque tava fraquinha".
Até então para eu, saltar uma térmica era algo suicida... pregaria logo ali na frente.
Busquei analisar alguns números que a maioria dos integrados fornecem. Com base nestes, algumas literaturas e um apanhado de conhecimentos provenientes de conversas com pilotos experientes, desenvolvi uma maneira própria de analisar estes valores, os quais utilizo com frequência e tem retornado bons resultados. 

Primeira coisa ser feita é configurar seu navegador para fornecer os seguintes campos de dados:
-Média de ascensão total térmicas do voo;
-Máxima Altitude alcançada;
-Média integral do variômetro em 30s.

Tendo estes dados a mão em voo, após alcançar a primeira base de nuvem, divido a altura entre solo e base da núvem em 3 camadas (Superior, Média e Inferior). Baseado nestas 3 camadas utilizo a seguinte regra:


Alt MSL 1550m.
- VOANDO NA CAMADA SUPERIOR: Se a média do variômetro em 30s for superior a média das térmicas do dia, mantenha girando até a base. Se a média em 30s ficar inferior a média do dia, abandone e procure nova térmica. Se durante a subida a média diminuir e ficar inferior a média do dia, abandone para buscar outra igual ou superior, desta forma estaremos voando sempre na melhor banda de trabalho (camada de melhor rendimento).


Alt MSL 980m.

VOANDO NA CAMADA MÉDIA: Idem a camada superior com exceção da regra de diminuição da intensidade da térmica. Se diminuir mantenha a subida pois o objetivo é se manter alto e voando.








Alt MSL 550m.

- VOANDO NA CAMADA INFERIOR: Atenção, foco no rastreamento  e busque ganhar altura. Nesta camada qualquer valor de ascensão deve ser considerado útil.








Para facilitar o entendimento, abaixo segue um gráfico sintetizando o conteúdo abordado acima.



















Obs.:
- Esta é apenas uma proposição de técnica. Se você tiver uma crítica construtiva deixe seu comentário.
- É necessário levar em conta um dia com teto relevante (acima de 1200m) e comportamento de térmicas padrão.
- Antes que perguntem: Por que não utilizar o valor do vário ao invés da média deste em 30s? Picos de térmicas podem facilmente confundir a interpretação do valor médio... Ex. Imaginamos que a térmica tem média 6 e na realidade é 3.5.

6 comentários:

  1. Guilherme, técnica incrível que certamente vou levar em consideração nos proximos voos. Nos primeiros voos eu nunca dispensava nenhuma termica e sempre ficava pra trás realmente. Atualmente um fato que eu considero tb é o seguinte: Se estou na camada superior, faço mais a leitura do comportamento das nuvens. Se estou na camada inferior, considero mais a leitura do relevo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa técnica! Só tem que ficar consciente que no decorrer do dia, aproximando do fim da tarde, as térmicas perdem a intensidade e/ou frequência, então não dá pra abandonar qualquer uma! Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Boa, Gui!
    Só não entendi a diferença entre a seta verde e a amarela. Entendi que ambas as situações consistem em TerMedia30 < TerMediaDia

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Contudo, creio que seria relevante sabermos antecipadamente o "teto" do dia (umidade absoluta vs temperatura) p/ definirmos as camadas superior, média e inferior, correto? E o MC entraria nesse contexto?

    ResponderExcluir
  5. curto voar com os dois.. v.médio e vario, me da uma melhor referência.. porém fico mais esperto no vario. Mas a técnica é excelente Gui! Parabéns! No gaúcho em 2013 dez. 1º dia, descolei um peido de vaca a uns 60m do chão, 1º pilão, quase pousando, vendo a galera no campinho... peguei uma termal que tava em, 0,5 q virou uns 1 depois 1,5 depois 1,8 .. 2, até virar uma termal de 2,8 fraca, porem salvou o voo e botei mais de mil.. Deu muito trabalho. Nessas horas o cara chora, pq n querer parar de voar no campeonato e ter q pousar. Voar é como se manter vivo. rsrsrs Muito bom competir com a galera, muita troca de informação do voo depois.! Fora que depois é só alegria, ceva, churrasco e curtição da galera. abraço.. Cabelo - tapera poa

    ResponderExcluir