segunda-feira, 7 de julho de 2014

CURVA POLAR #3 - Extraindo informações importantes da CP.


Agora que entendemos o que é e como é construída a Curva Polar de Velocidades, podemos analisar e interpretar algumas informações importantes que ela nos fornece. 


Figura 1: Estol, Menor Afundamento, Melhor Planeio e
Velocidade máxima.
Velocidade de Estol: Representado pelo início da curva, já observado em um post anterior, é a velocidade onde deixam de existir efeitos aerodinâmicos em voos. No parapente é caracterizada esvaziamento das células seguido de colapso. Desta forma podemos saber antecipadamente que Velocidade Indicada seria crítica ao conduzir o equipamento.

Velocidade de Menor Afundamento: caracterizado pelo ponto mais alto da Curva Polar, é a velocidade onde ocorre o menor afundamento, normalmente ocorre com os freios caçados (uma volta de linha na mão). Você deve estar pensando que esta é a velocidade para ser voada sempre pois afunda menos, ERRADO. Podemos estar afundando muito pouco e ao mesmo tempo avançando pouco, logo, não podemos confundi-lo com o melhor planeio da asa, veremos isso logo abaixo.

Velocidade Máxima: Representado pelo final da curva polar, também conhecida como "full speed" é a velocidade limíte do equipamento (no caso dos parapentes 100% acelerado) ou limite operacional VNE (nos planadores e asa).

Melhor Planeio (Best Glide): também chamado de Melhor Eficiência e confundido com o LD, é a velocidade onde a melhor razão Avanço/Afundamento  se iguala  a razão Arrasto (DRAG)/Sustentação(LIFT). Neste ponto temos a rampa mais longa de planeio desprezando a variável tempo. Pode-se encontrar este valor da na curva polar através de uma linha reta entre a origem do gráfico um ponto que tangencia a Curva Polar, conforme a Figura 2 e ocorre normalmente pilotando com mão alta ou levemente acelerado. Devem estar pensando agora, que esta é a velocidade a ser  voada sempre, correto? Não, veremos em uma postagem futura que para cada atitude de voo (ascendente, descendente, vento contra, a favor, etc...) existe uma melhor velocidade de planeio.

Figura 2 - Resumo de informações extraídas da Curva Polar.
Sabendo agora algumas das informações que nos traz a CPV, vamos na próxima postagem conhecer Rampas de Planeio e com isso, entender porque velas com mesmos valores nas tabelas podem ser tão diferentes em voo através da comparação de Comparação de Curvas polares.

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