quinta-feira, 8 de maio de 2014

XCplanner #1 - Montando Rotas


Figura 1 - Janela Inicial do XCPlanner.
O XCplanner tem se mostrado uma ferramenta bastante útil para o planejamento de voos de CrossCoutry, avaliações de espaços aéreos condicionados e potencial termal em rotas.

Nesta primeira postagem, abordaremos a montagem das rotas, correções e algumas dicas para facilitar o manuseio dos pontos.

Ao entrar no site www.xcplanner.appspot.com o mapa inicial desloca-se para a região de acesso a internet. Ou seja, provavelmente mostrará a cidade em que você está.



Figura 2 - Escolha do local de voo.
Para exemplificar e facilitar o entendimento do aplicativo, planejaremos um voo entre Jaraguá-GO e Itaberaí-GO, por ser um local rico em informações para análises futuras.

Para deslocarmos o mapa para a localidade do  voo, clique em "GO TO", abrirá um campo no centro solicitando o nome do local. 

Ao digitar oferecerá opções de locais. No exemplo ao lado (Figura 2) escolhemos a cidade de Jaraguá-GO e automaticamente o mapa se deslocará para localidade em questão.


Figura 3 - Determinando início e fim da rota.
Escolhido o local, dá-se a montagem da ROTA (linha vermelha sobreposta ao mapa). Para tanto, devemos arrastar a extremidade da esquerda (Waypoint 1) para o local da decolagem. 

Para chegarmos até o local da decolagem podemos utilizar as ferramentas PAN que permite arrastar o mapa através de clique contínuo e movimentação do mouse e ZOOM através do scroll do mouse ou utilizar ferramentas de zoom no canto superior esquerdo. Para facilitar a interpretação do mapa, no canto superior direito é possível escolher diversas formas de apresentação deste (Imagem de Satélite, Mapa de Relevo e Mapa de Estradas).

No exemplo em questão, temos como objetivo chegar em Itaberaí, para tanto arrastamos a outra extremidade da linha até a cidade de Itaberaí-GO (Figura 3).

Feito isto, já temos na direita do Mapa a DISTÂNCIA, SISTEMA DE PONTUAÇÃO E PONTUAÇÃO (abordaremos nas próximas postagens), DURAÇÃO com base na VELOCIDADE PLANEJADA. Os demais itens deste campo serão introduzidos nas próximas postagens.

Figura 4 - Criando Vértices.
Determinados início e fim de rota, podemos introduzir VÉRTICE (inflexões) ou pontos de passagem clicando e arrastando a SETA que se encontra no meio da linha de rota conforme Figura 4 ao lado.

Neste exemplo introduziremos inicialmente uma passagem em Alvelândia e outro em Itaguari.

Para apagar um VÉRTICE, basta dar um duplo clique sobre ele.




No próximo post abordaremos como avaliar os Espaços Aéreos Condicionados em uma Rota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário