sexta-feira, 9 de maio de 2014

XCplanner #2 - Avaliando Espaços Aéreos Condicionados

Figura 1 - Rota Jaraguá - Cromínia.
Definida a rota no XCplanner, podemos então avaliar possíveis intrusões em Espaços Aéreos Condicionados (EAC). Desta forma, podemos estabelecer antecipadamente parâmetros de segurança (limites de altitude ou mudanças na rota) evitando estes.

Para exemplificar a avaliação dos EACs, utilizaremos uma rota bastante comum durante a alta temporada em Jaraguá-GO. Esta tem distância aproximada de 160Km aproada ao Sul (Vento Norte) sentido Cromínia (Figura 1). Neste período são comuns tetos próximos a 3500m MSL.

Figura 2 - Altitude de corte de EAC 250m, passagem na
CTR de Goiânia.

Para a avaliação de EAC, devemos clicar na porção direita do campo AIRSPACE, que aumenta gradativamente a altura de corte de espaços aéreos. Ou seja, para cada altitude selecionada são destacados no mapa os espaços aéreos existentes. Para maiores informações sobre estes basta um clique simples acima.

Figura 3 - Desvio da CTR Goiânia.

Observada a intrusão na CTR (Zona de controle de tráfego do Aeroporto Santa Genoveva - Figura 2), criamos um vértice desviando a rota desta (Figura 3).

É importante lembrar, que nem sempre os EACs partem da superfície, sendo necessária uma avaliação entre a Superfície (SFC) até limites de teto padrões para região. 

Figura 4 - Altura de Corte 2000m.
Ao atingirmos 2000m, aparecem as Terminais de Anápolis e Goiânia (TMA ou TCA, áreas de aproximação de aeronaves) conforme Figura 4, desta forma estamos cientes de que nesta rota estamos limitados a 2000m MSL (referenciados ao nível médio dos mares 101325pa).


Para deixar mais claro o comportamento tridimensional dos EACs, na Figura 5, esta apresentada a rota em corte entre Jaraguá e Cromínia extraída do LK8000.
Figura 5 - Rota em Corte no LK8000.

Elevando a altura de corte dos EACs até 3500m é possível observar uma SBR (área restrita de treinamento de aeronaves militares) que se apresenta já acima da rampa de Jaraguá e tem seu início em 3000m MSL, conforme as Figuras 5 e 6.

Na próxima postagem faremos uma avaliação do Potencial Termal e Principais Rotas realizadas na região.



Figura 6 - Corte em 3500m e a apresentação da SBR 601 Dourada que tem início em FL100 (10.000 pés, aprox. 3000m).









Nenhum comentário:

Postar um comentário