sábado, 10 de maio de 2014

XCplanner #3 - Avaliando o Potencial Térmico da Rota

Um serviço bastante interessante prestado pelo XCplanner é a integração dos voos postados nas ligas Leonardo. Com isso, é possível analisar estatisticamente as principais rotas e a reincidência de térmicas (residentes) permitindo então pequenos ajustes de rota para que se tenha o melhor aproveitamento destas.

Muitos devem se deparar com questões do tipo, isso depende do dia? depende do vento? época do ano? etc... Mas se pensarmos que as rotas de cross coutry normalmente seguem o vento de cauda, temos então o alinhamento dos voos em uma mesma direção, permitindo então coincidências de passagens sobre o mesmo local (Residentes). O aplicativo ainda permite filtrar a época do ano (Janeiro, Abril, Julho e Outubro) e hora (Nascer do Sol +4, +7, +10) em que ocorrem os voos desta forma refinamos ainda mais o detalhamento de prováveis térmicas residentes.

Figura 1 - Ajustes com base em nas Skyways.
Retomando o exemplo da primeira postagem sobre o XCplanner, na qual estabelecemos uma rota entre Jaraguá-GO e Itaberaí-GO. Ao clicar uma vez na porção direita da informação THERMAL, abrimos o mapa SKYWAYS, que são os traçados de todos os voos realizados naquela região (Figura 1). A sobreposição destes muda a cor tendendo-as a cores quentes (verde, amarelo, laranja e vermelho) permitindo definir claramente as principais rotas de voo da região.

Figura 2 - Camada de Falsa cor de HotSpots.
Efetuando um segundo clique na porção direita da informação THERMAL, temos início a análise estatística de HotSpots que são locais onde ocorrem repetições de térmicas  (Figura 2). Estes apresentam-se através da sobreposição de uma camada de falsa cor ao mapa, onde as cores quentes (verde, amarelo, laranja e vermelho)  representam uma maior repetição de ascensões em térmicas, é possível fazer ajustes na rota visando o aproveitamento tático das térmicas residentes. 

Figura 3 - Ajustes na rota otimizando o uso de HotSpots.
Cliques sequenciais para direita ou esquerda do campo THERMAL permitem avaliar diversas épocas do ano (Janeiro, Abril, Julho e Outubro) e horários  em relação ao Nascer do Sol. Trazendo esta função ao exemplo em questão, selecionamos o mês de Julho (alta temporada), Sunrise + 4, quer dizer aproximadamente 11:00 pois o nascer do sol nesta região é em torno de 7:00 + 4h = 11:00. 

Uma observação importante, é ajustar a hora para cada trecho do voo, pois não podemos pegar uma análise estatística das 11:00 para o final do voo (17:00).

Na próxima postagem, abordaremos como baixar os waypoints para execução destas rotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário